Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)

Estréia da Amanda Bia no Le Matinée!

Olá pessoas. Cá estou eu estreando a minha humilde participação no afamado Le Matinée!

Para vocês se situarem, gostaria primeiro de explicar essa nova seção. Como eu sou uma pessoa que devora livros, eu passarei aqui de vez em quando para falar sobre filmes baseados em livros. Eu vou meio que fazer uma comparação entre o filme e a obra literária na qual ele se baseia. A seção se chamará “Recapitulando”.

E para começar, vamos falar um pouco sobre o filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios, do diretor Chris Columbus, baseado no livro de nome homônimo do escritor Rick Riordan.

O livro conta a história de Percy Jackson, um garoto que tem sérios problemas de dislexia e se acha um peixe fora d’água, até que um belo dia descobre que na verdade é um semideus, mais especificamente filho de Poseidon. O livro é recheado de seres mitológicos e poderes impressionantes dos Deuses do Olimpo.

O filme, assim como o livro, conta a mesma história, com as mesmas criaturas impressionantes aparecendo em tudo quanto é canto. A única coisa que eu achei meio chata é que parece que leram o livro, pegaram a essência da história, escreveram outra e filmaram. Cenas que existem no livro foram tiradas do filme e colocaram outras no lugar que não tinham nada a ver com o livro. Criaram novos motivos para as coisas que aconteciam, e sinceramente eu fiquei um pouco decepcionada. Tudo bem o produtor e diretor quererem alterar algumas coisas do livro, até para dar mais vida à história, ou tirar certas partes porque o livro é muito extenso e no filme pode ficar cansativo, mas substituir partes inteiras do livro para o filme, eu achei um pouco demais. Na minha opinião chega a ser um desrespeito com o autor do livro. É como se eles achassem que o que o autor escreveu não prestava então seria melhor mudar para o que a eles achassem mais legal. E eu realmente achei a história do livro legal. Ela era suficientemente boa para não ser mudada.

Para alguém que não tenha lido o livro o filme pode até agradar, já que é uma história interessante, é possui muitos efeitos especiais além das criaturas mitológicas que a maioria das pessoas gostam. Mas se você leu o livro e espera que o filme seja uma réplica daquilo que você imaginou lendo, não se iluda. Uma coisa tem bem pouco a ver com a outra

3 pensamentos sobre “Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)

  1. bem, opinião pessoal minha, sempre assista primeiro o filme e depois leia o livro.

    por quê?

    o livro sempre possui muito mais detalhes que o filme, assim, quando você lê o livro acaba imaginando um tipo de história que acaba sendo reduzida e adaptada no filme, o que provaca, invariavelmente, uma decepção (algumas menores, outras bem maiores).

    quando você assiste primeiro o filme, você não tem o ‘estigma’ da história escrita e acaba aproveitadno melhor o filme. e quando você vai ler o livro depois, acaba aproveitando também pra complementar a história que falta no livro.

    essa lógica não se aplica ao percy jackson pois, como dito acima, a história do filme parece ser outra diferente da do livro.

    particularmente, foi uma decepção até maior do ‘ERAGON’ (esse mereceria outro comentário à parte).

    bem, essa é minha singela opinião.

    • Oi Pablo!

      Sempre falam para ler o livro antes de ver um filme, e nunca tinha me dado conta dos aspectos que vc mencionou. Faz mto sentido! Assim, é mais dificil se decepcionar com um filme por conta dos resumos ou seja lá qual seja a adaptação que tiveram que fazer a partir do livro.

      Já assisti sem querer alguns filmes antes de ler o respectivo livro e deu super certo. O problema, é que quando vc lê, vc só consegue imaginar (personagens principalmente) o que vc viu no filme. Assim, o Heathcliff de O Morro dos Ventos Uivantes pra mim, por mais que eu leia o livro, sempre será Ralph Fiennes de rabinho com fita de cetim =) hahahahaha

      Obrigada pela comentario!

      Abs!

  2. Seja bem vinda =) Acho uma seção bem bacana.

    Não li o livro, e não assisti o filme. Nem sabia do que se tratava, e até me interessei com essa sinopse… Agora não sei qual que confiro primeiro, já que livro e filme são distintos… rs

    Bjus!

Deixe um comentário

