O Discurso do Rei (2010)

“Ffff… fornication?”

Colin Firth interpreta o Duque que posteriormente viria a ser o Rei George VI. Apesar de habilidade para sua missão de reinar a Inglaterra, ele tem um pequeno problema que afeta seu ego e auto-confiança: É gago e praticamente não consegue falar em público ou quando está nervoso. Logo, sua esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter cujo cabelo desconhece uma hidratação), procura algum médico que possa ajudar o marido a contornar este problema. É então que eles encontram um sujeitinho meio doido que parece ter um método diferente dos demais: Lionel Logue (Geoffrey Rush), que acaba convencendo o duque (cujo nome verdadeiro era Albert, e para os íntimos somente Bertie) de que talvez ele consiga dar um jeito na gagueira.

Com 12 indicações ao Oscar, o filme tem todos os elementos suficientes para colecionar estatuetas, e isso não significa necessariamente ser um filme sensacional. Ele é sim perfeitinho. Talvez tão perfeitinho que por esta questão falte algo a mais. Tudo não sobressai de forma nítida capaz de sair enebriado da sessão, com exceção de uma atuação convincente de Rush e Firth. Em minha opinião, ambos merecem o Oscar (Melhor Ator/Melhor Ator Coadjuvante).

Como Melhor Filme, aí já é uma questão mais polêmica. Um filme de época, britânico, com ceninhas que emocionam e que fazem rir (talvez não rir, mas com trechos cômicos seja pelo nervoso de Bertie ou pelas piadinhas ácidas de Logue), com boas atuações e uma história redonda da qual um problema é aos poucos resolvido e amizades começam a aflorar a partir daí, mostrando sobretudo a relação que Bertie e Logue vão amadurecendo. Simples assim. E já pode garantir o Oscar sim, batendo de frente com o queridinho A Rede Social e quem sabe até passando por cima. A explosão contemporânea Americana ou a almofadinha sétima arte européia? Quem ganha? Resultado que quero ver com certeza.

Outros detalhes são exemplares no filme: figurino (figurinos de época quase sempre garante Oscar), a fotografia e a construção do roteiro. Que fique claro aqui que o ponto negativo do filme no meu ponto de vista não é nada relacionado com falhas no filme. Como já dito, é tudo perfeitinho demais. Por outro lado, o que não chama atenção a ponto de considerar um filme merecido ao Oscar (como em Cisne Negro) é mais uma questão de feeling do que explicar detalhes técnicos ou conceituais. Simplesmente é o filme que termina e você pode comentar: Ah legal.

A atuação de Helena Bonham-Carter não sobressai e não é nem de longe seu melhor trabalho. Bem verdade, que o foco não está nela, logo ela cumpre um bom papel secundário como esposa do duque. Já Colin Firth, não vemos falha em sua atuação e a gagueira e nervosismo do duque convence muito bem. Geoffrey Rush, reforça ainda o elenco, com tanto destaque quanto Firth. Talvez o melhor do filme sejam os dois.

Anúncios

8 pensamentos sobre “O Discurso do Rei (2010)

  1. Pingback: Top 10 – Personagens de 2011 « La Matinée!

  2. “Helena Bonham Carter cujo cabelo desconhece uma hidratação”, nossa, adoro seus comentário, rs. Como você falou, Discurso do Rei é perfeitinho, feito sob medida, mas falta alguma coisa. O público não se contenta mais com um filme perfeito esteticamente, o filme tem que aguçar os sentidos e atiçar o espectador, o que eu achei que Cisne Negro fez com perfeição. Porém, na disputa do Oscar, prefiro esse à Rede Social.
    Ótimo texto, abraços.

  3. Interessante, vi opinião aqui sobre Cisne Negro, e agora Discurso do Rei, vi exatamente nessa ordem e achei meio que o contrário. Achei a interpretação da Natalie Portman fantástica, já o filme não tão legal, meio angustiante. Já Discurso do Rei foi perfeito, um filme dos detalhes, da sensibilidade. Eu amei Discurso do Rei, meu preferido até o momento, mas falta assistir os outros indicados… rs

    Beijocas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s