O Rei Leão (1994)

“So whenever you feel alone, just remember that those kings will always be there to guide you. And so will I.”

Uma das primeiras animações a retratar animais  como protagonistas. Mesmo posterior ao Bambi, deu vazão para diversas outras animações e tantos outros personagens da Disney ou não. Foi a primeira animação a mostrar a morte de forma clara. Mufasa morre, Simba lamenta, e apesar do Rei aparecer como vozes do além a la Cid Moreira, ele está morto da silva…

Com algumas leves inspirações de Hamlet, a tragédia shakesperiana, O Rei Leão envolveu adultos e crianças para um desenho atemporal, onde mesmo com os avanços dos gráficos, 3D e demais tecnologias das produções, continua com o poder de brotar lágrimas, seja na trilha forte de Hans Zimmer, ou na simples ação de Rafiki (o macaco que fazia umas mandingas) erguendo o herdeiro do trono na ponta da pedra.

Mas, nem mesmo Simba marca tanto a animação quanto a dupla dinâmica e engraçada do Suricata e do Javali, ou melhor dizendo, Timão e Pumba, que inclusive derivou a série animada um ano depois. A musiquinha lema dos dois, Hakuna Matata é um pequeno ensinamento sobre deixar nosso passado de lado e viver longe das preocupações. Lição que ensinam o Leão Simba quando este vai parar na floresta após a morte do Rei Mufasa.

Assistir O Rei Leão 15 anos depois de seu lançamento é engraçado. Para muitos que passaram sua infância marcada por longas como este ou Toy Story, soa esquisito afirmar que 15 anos se passaram e você percebe com muito mais nitidez a simplicidade dos cenários ou o azul saturado do céu (Ah sim, você percebe também que envelheceu, mas isso é uma conclusão óbvia…). A nova capa para Blu-Ray omite esta falta, com uma grande capa rica em detalhes e caprichos de cenários.

Apesar da tia da vizinhança afirmar para sua mãe que contém cenas satânicas no filme, ou ainda referências ao homossexualismo e libertinagem, o fato é que O Rei Leão se tornou uma das grandes animações da Disney, e sua história, apesar de simples (como toda a animação com tal foco deve ser) é cativante e sensível.

Não acredito que para alguém que não assistiu o filme na época, possa se atrair tanto pela animação. Ainda mais porque temos tantas outras fodásticas que se compararmos deixa o clássico O Rei Leão pra trás…Entretanto, ele deve ser respeitado assim como uma pintura pós moderna, pela linguagem que se apresentou inovadora para a época. O Rei Leão 2 ainda causou grande impacto na época também, tendo acabando de vez com a aventura de Simba no terceiro e último filme que chegou ao ponto do Deu o que tinha que dar. Mas, eu sou daquelas velhas conservadoras que afirma que bom mesmo é o primeiro.

Anúncios

11 pensamentos sobre “O Rei Leão (1994)

  1. Continuo um grande admirador de desenhos, Nanah! Antigos e atuais, como O Rei Leão, Bambi, A Dama e o Vagabundo, Ratatouille, Asterix…

    Fico feliz quando constato que meu lado criança ainda está aqui comigo.

    Bjoo!!

  2. Fiquei surpreso quando vi apenas 3 estrelas para o filme haha.
    Eu sou muito mole com animações e para “Rei Leão” eu daria 5.0/5.0 com toda certeza =)
    Gostei da sua justificativa – muito coerente e convincente.
    Também acho que as crianças da “atualidade” não se encantariam da mesma forma que eu me encantei por essa animação – tudo agora é “Ben 10” D: hahaha
    Beijos!

  3. Não só acho o melhor filme em animação já realizado, mas também um dos melhores filmes já realizados. Foi concebido como uma produção menor do estúdio, mas acabou por arrasar, em bilheteria, público, prêmios e aclamação da crítica, com qualquer outra coisa na qual a Disney já se meteu. Sou suspeito para falar, pois já vi umas boas dezenas de vezes, mas duvido que ele, com todo seu encanto, canções arrebatadoras e história sensível não consiga conquistar os novos públicos. É incomparável. É eterno. É rei. 10/10

  4. Esse filme é uma graça. Não vou dizer que é meu favorito da Disney, mas é incrível como a maioria deles tem a capacidade de me deixar boquiaberto até o fim da sessão. Concordo contigo, acho difícil alguém que vai ver o filme agora se encantar tanto assim com O Rei Leão, uma pena pois pra mim sempre é um encanto ouvir Hakuna Matata, hehe.
    Abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s