Um Dia (2011)

Emma: Your wedding invitations are scented?
Dexter: Lavender.
Emma: No, Dex, money. They smell of money.

Lone Scherfig sabe como desenvolver uma novela. Desta vez, fez uma adaptação do romance de David Nicholls (que também adaptou o roteiro), e como eu não tive a oportunidade de ler tal obra, fica difícíl concluir quem errou a mão, se foi Nicholls pela história ou Scherfig por esbanjar romance barato. Talvez os dois…

Através de seus significados mais profundos, que podemos tirar proveito da história, Um Dia nada mais é que uma versão moderna de Cidade dos Anjos. Tirando a névoa espiritual e aplicando a social, temos um casal de amigos: Dexter e Emma (Jim Sturgess e Anne Hathaway) que se formam juntos no colégio e desde então são grandes amigos. Mas, há uma barreira intangível que separa ambos de realmente se declararem um para o outro, e esta amizade reprimida de ser um amor de verdade, perdura por muitos anos.

Mas, voltando a comparação aparentemente absurda com Cidade Dos Anjos, temos Dexter que se torna um cara viciado e alcóolatra, apresentador de um programa ridículo, porém podre de dinheiro. E no outro pólo temos Emma, uma garçonete de um restaurante mexicano. De uma certa forma, Dexter é o que vive num mundo diferente do de Emma e talvez seja isso que afaste ambos de estabelecer um relacionamento. Não quero soltar um spoiler que fará intensificar minha comparação, porém quando você assistir, você irá perceber. No mais [SPOILER ALERT] poderiam ao menos terem trocado de acidente, não? [/SPOILER ALERT].

Tudo de ponto positivo do filme, infelizmente não está relacionado com a história. Achei belíssimo a forma que o filme começa num clima de filme de época, casando música com as letras de introdução. A forma com que a diretora comunica a mudança de data de 2000 para 1988 por exemplo, é um recurso admirável. Além claro, quando a data 15 de julho de ano X aparece em algum lugar de uma cena. No mais, temos um Jim Sturgess que fez o que pode com o que tinha, e uma Anne Hathaway que mais uma vez bota óculos redondos e não penteia o cabelo, para dar ares de Betty-a feia como fez em O Diabo Veste Prada.

Parece que a todo momento se pretende arrancar lágrimas. Mas, não somos envolvidos pelos personagens, pois sua amizade não é convincente. O comportamento de Dexter, se esquecendo de certos valores como seus pais por exemplo, deixa claro que não fazia sentido estabelecer adoração e amizade por Emma por tanto tempo. Bem verdade que esta amizade esfria em certos períodos, mas ainda sim, não há química alguma entre os dois. No mais, o filme não é um drama, não é uma comédia, e talvez seja só um romance mal contado. De qualquer forma, aqui vai o troféu:

Anúncios

14 pensamentos sobre “Um Dia (2011)

  1. Eu gostei do filme, até. Li muitas críticas negativas antes de vê-lo, talvez por isso tenha ficado com as expectativas no chão e achado um bom romance, no final das contas.

    meloso pacas e o sotaque de Hathaway mais falso q nota de 3 reais rs, mas é um filme bonzinho. No entanto, o do Pelé é muito mais negócio xD

    bjs

  2. olha, eu li o Um dia e amei o livro,mas eu to com medo de ver o filme pela sua resenha . Sério, leia o livro. Pelo jeito que você narrou, o filme deve ter deixado a parte clichê da personalidade da Emma e o Dexter muito latentes, sem mostrar a coisa a fundo. E várias pessoas já me disseram que o sotaque da Anne tá ridículo nesse filme.

  3. Essa dúvida entre culpar o livro ou o filme adaptado, sempre culpo o segundo. Porque, em uma adaptação, você tem que, no mínimo, corrigir os erros da obra original. Além disso, toda obra TEM que sobreviver sozinha! Enfim, esse Um Dia tá dividindo bastante o público e a crítica, né? Nunca havia visto a comparação com Cidade dos Anjos. E o mais engraçado é que este é uma versão moderna do Asas do Desejo, obra-prima belíssima. Fiquei ofendido – sem nem ter visto ainda – com as comparações com Harry e Sally, que eu sou apaixonado completamente. No mais, RI MUITO com o troféu do Pelé, sempre falo isso quando vejo um filme ruim no cinema =P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s