Hemingway & Gellhorn (2012)

“I do not see myself as a footnote to someone else’s life.”

yyy0y0y0

hg1Um telefilme produzido pela HBO e dirigido por Philip Kaufman (Contos Proibidos do Marquês de Sade,  A Insustentável Leveza do Ser) que apesar de trazer uma dupla forte de protagonistas – Nicole Kidman sendo a jornalista e correspondente de guerra Martha Gellhorn e Clive Owen sendo o escritor norte-americano Ernest Hemingway – não se sustenta muito bem, e explora pouco alguns fatores da história, que poderiam trazer um roteiro mais forte.

Mas, considerando os pontos positivos, podemos destacar a química forte de Kidman com Owen. O filme tem algumas cenas mais “intensas”, e talvez por isso neste quesito a produção garante êxito, afinal, além das mãos de Kaufman, ainda temos Owen que convincentemente transmite lascividade a Kidman. Difícil não lembrar de Closer quando assistimos algumas cenas de Owen neste filme. Kidman por sua vez, está sensacional no papel. Ela passa a força que podemos imaginar de alguém com personalidade forte como Gellhorn. A fotografia também é bastante interessante, viajando pela Espanha, Cuba e China. Gellhorn acompanha a gravação de um longa sobre os republicanos produzido também por Hemingway.

hg2

hg3

hg5

Seria uma história de amor se não fosse pela vida real. O casamento de Hemingway e Gellhorn durou 5 anos. Posteriormente, ele se apaixona pela sua 4º esposa. Entretanto, sua experiência com a guerra civil da Espanha e seu romance com Gellhorn são descritos no livro Por quem os Sinos dobram (1940). Mas, deixando de lado nossos anseios por romances, não são cenas completamente desperdiçadas. Tem uma boa direção de arte, inclusive, um recurso que achei bem legal foi o efeito de vídeo antigo aplicado nas cenas de guerra, como se fossem materiais originais (nitidamente não era, mas tudo bem, vale a intenção) e ainda tem Rodrigo Santoro fazendo um professor espanhol (Paco Zarra) que lutava na guerra civil (e mesmo num papel secundário, ela chama atenção).

hg4

hg6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s